Se um planejamento, seja em que área for, consiste na tomada de decisões, com o fim de obter um bom funcionamento, ele envolve reflexões entre objetivos e recursos, entre os meios e os fins. Para tanto, materializa-se inicialmente, em um plano de ações, no caso do ensino, num plano de aula.
Partindo de uma problematização, considerando um contexto, procurando prever as possibilidades futuras, o plano de aula consiste um projeto de caminho que começa e termina em uma avaliação.
Um plano de aula, deve revelar a visão que o professor tem de seu dia letivo, o que espera fazer: seus objetivos, os meios com que conta, suas estratégias. A partir dos desafios de cada etapa, representa a estruturação proposta pelo professor para superação das dificuldades previstas por ele, através de intervenções sistematizadas, mas que conservem flexibilidade para lidar com o não previsto, sempre presente na realidade complexa em que se vive.
Pelos diferentes contextos, um plano de aula não pode ser estruturado de maneira rígida, mas deve adaptar-se ao grupo ao qual é proposto, ao espaço, ao momento e à característica do indivíduo que fará a mediação.
Mas alguns elementos podem ser considerados basilares na construção de um plano de aula claro e objetivo:
Identificação do plano:
· Nome da instituição de ensino
· Nome do curso;
· Nome do professor;
· Período e carga horária;
· Tema da aula ou assunto.
Conteúdo (programático):
· Estabelecer tópicos na seqüência em que vão ser apresentados no decorrer da aula (considerando que toda aula tem introdução, desenvolvimento e finalização, ou fechamento).
Objetivos: (capacitar, instrumentalizar, etc. vide a taxonomia de Bloom)
Estratégias (de aprendizagem e metodologia): (são os procedimentos adotados para facilitar o processo de aprendizagem).
· Aulas expositivas;
· Dinâmicas;
· Exercícios;
· Debates;
· Seminários;
· Situações-problemas;
· Entre outros.
Recursos didáticos: (acaba por definir a dinâmica da aula).
· Retroprojetor;
· Datashow;
· Rádio;
· Quadro de giz;
· Cartazes;
· Vídeo;
· Dvd;
· Entre outros.
Avaliação: (define a maneira como o professor avaliará os alunos na aula).
· Atividades práticas;
· Situações-problemas;
· Participação;
· Análise de caso;
· Apresentação de trabalhos;
· Entre outros.
Referências: (é importante registrar corretamente, dentro da normatização, a fonte de embasamento de tudo que foi abordado e utilizado na aula)
(Como seria um bom plano de aula? Vamos analisar o Plano de Aula 2)
domingo, 4 de abril de 2010
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